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Porque sua empresa precisa de um relógio de ponto?

Um sistema de ponto digital pode evitar problemas com as jornadas de trabalho. Além disso, é capaz de reduzir despesas indevidas com falhas nos lançamentos e as suas consequências mais comuns.

Quer entender melhor os benefícios que o relógio digital oferece às empresas e saber se a sua está obrigada a fazer o controle de jornadas?


O funcionamento do relógio de ponto


O relógio otimiza o registro de ponto e garante o controle do horário da entrada ou da saída do funcionário, além de enviar os dados automaticamente ao programa de gerenciamento de ponto, mantendo, assim, as informações atualizadas em tempo real. O software de ponto pode ser instalado nos computadores da empresa, no entanto, os mais modernos e seguros são baseados em nuvem.

Para marcar o ponto, o colaborador deve ter sido cadastrado anteriormente pelo departamento de Recursos Humanos. Entre as mais eficientes estão o uso de cartões RFID e biometria.


4 vantagens do relógio de ponto eletrônico

Caso a sua empresa esteja aumentando o quadro de funcionários, ou já conta com dez ou mais empregados, é preciso adotar o controle de jornadas de trabalho. Porém, começar com um método antiquado e pouco eficiente, como livros de registro ou cartões de papel, é dar um primeiro passo em falso.

Portanto, investir um pouco mais para implantar um relógio de ponto digital é mais interessante pelas vantagens que o equipamento oferece. Quer saber quais são? Abaixo listamos 4 delas. Confira! 


1. Maior segurança jurídica

O relógio de ponto eletrônico consegue oferecer maior segurança jurídica para a empresa em ações que necessitem analisar valores recebidos ou horas trabalhadas. Pois conta com um sistema em que a inviolabilidade dos dados em sua memória quanto sua precisão na identificação do funcionário que marcou o ponto são bem reconhecidas.


2. RH mais otimizado

Por conectar-se diretamente ao software de ponto e por não necessitar de monitoramento para a marcação dos horários, o relógio de ponto digital torna o setor de RH mais eficiente. Pois, ao automatizar a identificação do funcionário e o registro dos horários de entrada e saída, todo o trabalho de coleta e lançamento desses dados é feito eletronicamente.

Dessa forma, os colaboradores de recursos humanos são menos demandados, podendo atuar com mais tempo e energia em outros assuntos como melhora do ambiente, realocação dos profissionais, entre outros.


3. Diminuição de falhas e fraudes

Com uma menor influência humana no processo de coleta e registro dos horários, há menor probabilidade de que erros e falhas aconteçam. Assim, com grande parte do processo automatizado e com a possibilidade de utilizar os dados do relógio de ponto para a apuração da folha de pagamento, o fechamento pode ser concluído em apenas um clique.


4. Colaboradores mais produtivos

A implantação do relógio de ponto eletrônico traz economia para a empresa ao minimizar os custos com horas extras indevidas. Mas, além disso, resulta em maior produtividade, pois torna o cumprimento das jornadas mais justo, além de melhorar o ambiente de trabalho e os conflitos com o RH.

Como vimos, algumas organizações são obrigadas a fazer o controle das jornadas de trabalho. Porém, é preciso implantar um sistema eficiente, que contribua para a produtividade e a redução de despesas. Nesse sentido, o relógio de ponto digital oferece diversas vantagens, sendo um investimento com ótimo custo-benefício para uma empresa.

Este post foi útil para você? Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre os benefícios que um relógio de ponto eletrônico pode trazer? Então entre em contato com um de nossos especialistas sem nenhum compromisso!

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30 abr