Como fazer uma gestão eficaz de RH com a ajuda do controle de acessos
O setor de Recursos Humanos de qualquer empresa tem uma rotina bastante intensa por ter que lidar com diversas questões em prol de tudo que envolve a instituição.
Para que o trabalho não acabe se perdendo em meio a uma rotina caótica, é imprescindível que se utilize de ferramentas para trabalhar com inteligência e de forma estratégica, identificando e corrigindo alguns pontos de atenção. E uma das principais estratégias é justamente o controle de acesso.
O objetivo primordial do controle de acesso é garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e dos bens intangíveis da empresa, como por exemplo a base de dados. Mas ele vai muito além disso. Através do controle de acesso, pode-se melhorar muito a rotina maçante de processos internos do RH e diminuir custos de várias naturezas.
Gestão de colaboradores
O controle de acesso auxilia o departamento de Recursos Humanos na gestão de colaboradores em entradas e saídas da empresa. Através dele também é possível determinar os horários permitidos para o colaborador entrar nas dependências da empresa.
Ou seja, aqueles funcionários que estão de férias ficam com acesso bloqueado no período, e os demitidos, ficam com acesso negado. Além disso, esse controle pode ser utilizado para averiguar as jornadas de trabalho, assim como as horas extras, facilitando nos cálculos para a folha de pagamento.
Controle de acesso de visitantes
Para o controle de visitantes, tais como candidatos para vagas, clientes ou fornecedores, o RH é o responsável pela solicitação do acesso nessa situação. Nestes casos, é possível criar convites de acesso temporários enviados diretamente para o email ou whatsapp do visitante.
O convite possibilita o indivíduo entrar na empresa usando o smartphone, evitando filas na recepção da empresa. Quando o visitante chega, o responsável pelo convite recebe uma notificação da chegada.
Controle de acesso de refeitórios
O controle de acesso ainda pode ser utilizado no refeitório da empresa. Para evitar aglomerações nos horários de refeição, assim como limitar a entrada de pessoas proibidas, esse recurso pode ser implementado de maneira bem prática. Outro benefício dessa aplicação para o RH é a organização dos horários de almoço de cada colaborador, a fim de distribuir de forma homogênea a quantidade de pessoas por períodos de tempo, fornecendo assim, um melhor controle de quantidade de pessoas no refeitório, bem como garantir mais qualidade e conforto.