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Entenda a importância do ponto eletrônico para pequenas e médias empresas

Controlar a jornada de trabalho dos funcionários e cumprir a legislação trabalhista são apenas alguns dos fatores que explicam a importância do ponto para as empresas, indiferente do tamanho.

Nesse artigo, vamos abordar o porque empresas de pequeno e médio porte precisam ter essa tecnologia e como a ferramenta permite a coleta de dados importantes para orientar as estratégias, além de melhorar a produtividade do negócio.

O que é o registro de ponto?

O registro de ponto é um ferramenta para controlar e entender a jornada de trabalho do colaborador. A ferramenta registra a hora de entrada, saída e intervalos de cada funcionário.

Com base nos registros, a empresa acompanha o cumprimento da jornada que está formalizada no contrato, calcula a folha de pagamento e assegura o cumprimento das leis trabalhistas.

Quais são os tipos de pontos eletrônicos disponíveis no mercado?

Ao todo são três modelos, sendo eles: manual, mecânico e eletrônico. 

Atualmente, o eletrônico é o mais utilizado pelo mercado, consistindo em um sistema informatizado permitindo a marcação de ponto do funcionário.

Com essa tecnologia é possível registrar a jornada de trabalho dos colaboradores com mais facilidade, além de se tornar mais fácil de usar.

Qual a importância do registro de ponto para as pequenas e médias empresas?

Registrar o ponto é visto não somente como uma obrigação, mas essa prática beneficia as empresas de diferentes formas, independente do seu tamanho.

Para as pequenas empresas que normalmente tem tempo reduzido, com funcionários que muitas vezes desempenham funções em diferentes setores inteiros sozinhos. Ou seja, nesse tamanho de empresa cada colaborador tem papel essencial para garantir o fluxo de trabalho do negócio.

Com o cenário acima, o registro se torna fundamental para garantir que os funcionários cumpram suas horas previstas, evitando assim a paralisação de atividades. Além de aumentar o controle do departamento financeiro da organização.

Mesmo com empresas pequenas, com menos de 20 funcionários, elas também estão sujeitas à legislação trabalhista. Portanto, é importante que se utilize o registro de ponto para garantir o cumprimento de suas obrigações legais.

Já para as médias empresas, realizar o controle dos funcionários se torna mais complexa devido a quantidade de funcionários que a empresa tem no seu quadro.

Nesse contexto, o ponto eletrônico se torna fundamental para acompanhar os horários de trabalho dos funcionários, gerenciar escalas, garantir o cumprimento do contrato, fechar a folha de pagamento corretamente e afins.

Assim, a empresa aumenta sua segurança jurídica, facilita o trabalho do setor financeiro e ainda otimiza as atividades do RH.

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22 maio